Música

A música, como toda arte, não tem uma definição concreta, é mais uma das formas que o homem encontrou para se expressar. Tecnicamente fala que música é a junção de som e silêncio, ritmo e melodia que simultaneamente expressam sentimentos, formas de pensar, ideologias etc. Tem-se a certeza, hoje, de que nenhuma civilização vivera sem essa arte, que, com tantos objetivos, é uma das que mais caracteriza determinado povo, fazendo parte do seu cotidiano, seguindo esse mesmo curso até hoje, fazendo a música cada vez mais presente na vida de cada indivíduo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

10 Instrumentos que poucos conhecem


1- TAMBOR-ONÇA



Chamado "Membranofone de fricção", o tambor-onça é feito de madeira ou metal, tendo uma das extremidades revestida geralmente de couro. Uma haste, muitas vezes de Bambu, é colocada perpendicularmente em seu centro e quando friccionada pelo instrumentista com um pano úmido de água ou azeite(podendo ser outros), reproduz um som grave, parecido com o som de uma onça, ou um boi, daí o nome. Não se tem a origem precisa do instrumento, mas muitos afirmam que ele tenha vindo do Oriente. Usado no Bumba-meu-boi maranhense e também já fora usado nos carnavais.




2- Cítara
 



A cítara basicamente é um instrumento onde uma série de cordas ficam geralmente sobre uma caixa de ressonância. Existem versões onde as cordas são tocadas sempre livres e outras que possuem sob as cordas uma manga com trastos. Desconfia-se que o nome Cítara deriva de um instrumento da Grécia Antiga, chamado de Kithara.

3- Cravo



O Cravo pertence ao grupo dos instrumentos das "cordas beliscadas", ou seja, geram um som tangendo ou beliscando uma corda, ao contrário do Piano, por exemplo. Não se sabe a origem do instrumento, mas alguns afirmam que ele pode ter sido criado nos anos 1300. O cravo possui outros nomes, como: clavicembalo ou simplesmente cembalo (em italiano); Clavecin(em francês).

4- Rabeca



Instrumento de Cordas friccionadas e parecida com o violino, a rabeca tem um caráter mais "popular".De tom mais baixo que o violono, o instrumento pode ter de 3 à 5 cordas e possui um som representado como tristonho. A afinação muda de acordo com o Rabequeiro.

5-Pífano


Espécie de flauta transversal, que, geralmente, eram feitos de Bambu, Taquara, Taboca e até ossos. Como todo instrumento de sopro, seu tamanho vai variando de acordo com a afinação. A origem do Pífano é controvérsia, alguns afirmam que ele se originou na Suíça, já outros dizem ser um instrumento indígena, de raízes Nordestinas. Outros nomes: Pife, Pífaro,Fife.

6-Alaúde


Instrumento musical da família dos cordofones. Este instrumento é de corda palhetada ou dedilhada, com braço trastejado e com a sua característica caixa em forma de meia pêra ou gota. As origens do alaúde não são concretas. Vários tipos de alaúdes eram usados nas antigas civilizações Egípcia, Hitita, Grega, Romana, Búlgara, Gandaresa, Turca, Chinesa e Arménia/Siliciana. O alaúde atingiu a sua forma familiar, no início do século VII, na Pérsia, Arménia, Bizâncio e no mundo Árabe.

7-Adufe


Instrumento de percussão de membrana dupla, em formato quadrangular, resultado da influência árabe (duff). É tradicional de Monsanto e da Beira Baixa, onde é tocado exclusivamente por mulheres. Na região de Trás-os-Montes, o adufe tem a designação de pandeiro. É utilizado também no Brasil, certamente por influências de portugueses.

8-Charango


O charango é um pequeno instrumento de cordas Sul-americano da família do alaúde, que tem aproximadamente 66 cm de comprimento, tradicionalmente feito com a carapaça das costas de um tatu. Originalmente feito com a carapaça seca das costas de um tatu e madeira para o topo da caixa acústica, braço etc, atualmente feitos de madeira, com a parte traseira da caixa acústica imitando o formato da casca de um tatu.

9-Dulcimer




É um instrumento de cordas percutidas, de origem medieval. Consiste em uma caixa acústica de madeira com cordas metálicas de aço, dispostas horizontalmente, possuindo um número variável de cordas montadas sobre. Pertence à família do saltério.

10-Theremin

Foi inventado por Lev Sergeivitch Termen, o theremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico.

Dica: pesquise o som de cada um desses instrumentos. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário